Chamo-me Laura Maria Pereira e sou professora há cerca de trinta anos. Actualmente, lecciono na Escola Secundária de S. João da Talha, pertenço aos seus quadros desde que ela abriu, sendo, por isso, um dos muitos elementos da velha guarda da escola.
Já me passaram pelas mãos muitos jovens e tenho orgulho de ter contribuido para a sua formação, não só a nível pedagógico, como também a nível de cidadania. Espero, pois, que muitos deles sejam bons profissionais e acima de tudo bons Homens, bons Cidadãos, onde os valores que lhes foram incutidos, estejam sempre presentes.
Este ano lectivo estou a leccionar a disciplina de Francês às turmas de 8º ano do Ensino Básico e de 10º ano do Ensino Secundário; a disciplina de Português a uma turma de 10º ano do Curso de Línguas e Humanidades.
Creio ser uma pessoa bem disposta, simpática, prestável, que gosta de partilhar e ajudar os outros, cumpridora dos seus deveres, amiga do seu amigo, tendo a minha família um lugar imensamente importante no meu equilíbrio emocional.
Mas não possuo só boas qualidades! Como qualquer ser humano, também apresento algumas falhas. Quando as coisas não correm bem, por não serem verdadeiras ou correctas, não consigo deixar de reagir e de sair do sério, como se costuma dizer, podendo responder de forma mais ríspida, menos simpática.
Dou-me bem com os meus alunos e gostaria que todos tivessem um bom desempenho, embora nem sempre isso seja possível. Contudo, ainda consigo modificar muitos dos mais rebeldes, levando-os a aderir a algumas actividades extra-curriculares que dinamizo na escola: o teatro, a rádio e o boletim informativo. Estas actividades acabam por ser importantes, porque põem à prova a criatividade, o respeito pelo trabalho de grupo e individual, desenvolvem na escola a interdisciplinaridade e fomentam as relações entre os diferentes participantes.